Recentemente, numa política de expansão foram criados o Museu Guggenheim Bilbao, o Guggenheim Hermitage Museum em Las Vegas, o Deutsche Guggenheim em Berlim, a Coleção Peggy Guggenheim em Veneza e o novo pólo em Abu Dhabi, maior museu da fundação americana, projetado pelo arquiteto Frank Gehry.
O projeto arquitetônico do museu original em Nova
Iorque é do importante arquiteto americano Frank Lloyd Wright e é famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O museu abriga importante coleção de arte moderna amealhadas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.
Fundada em 1937, a Fundação Solomon R. Guggenheim está comprometida com a inovação através da recolha, preservação e interpretação de arte moderna e contemporânea, enquanto explora simultaneamente ideias entre culturas através de exposições, ações educativas e de curadoria, publicações e plataformas digitais. Dedicado a envolver tanto o público local e global, a Fundação Solomon R. Guggenheim construiu uma comunidade internacional de museus arquitetonicamente e culturalmente distintos. Iniciada na década de 1970 pela adição da Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, esta rede internacional, desde então, incorporou o Museu Guggenheim de Bilbao (inaugurado em 1997), o Deutsche Guggenheim, em Berlim (1997-2013), e o Guggenheim Abu Dhabi, atualmente em
desenvolvimento . Cada museu na constelação Guggenheim combina distinto arquitetura com grandes obras de arte, uma tradição que se tornou uma marca Guggenheim. Olhando para o futuro, a Fundação Guggenheim continua a forjar colaborações internacionais que levam a arte contemporânea, arquitetura, e design para além das paredes do museu.
fonte: http://www.guggenheim.org/guggenheim-foundation