sábado, 1 de novembro de 2014

PRAÇA TIRADENTES - CURITIBA - PR












A Praça Tiradentes é a mais antiga de Curitiba, de onde a cidade surgiu e se expandiu. O local, após ser apontado pelo cacique Tindiqüera, dos índios Tíngüis, como o local que deveria receber a construção  da primeira capela da vila, recebeu a imagem da Nossa Senhora da Luz, a padroeira da cidade.   




No século XVIII a antiga igreja de madeira dá lugar à Igreja Matriz, uma das mais visitadas da cidade. Nessa época, o local era chamado Largo da Matriz, e era o centro catalisador de atividades políticas, econômicas e comerciais de Curitiba.

No começo do século XX, a praça recebe novamente
mais atenção, refletindo a sua importância junto ao imaginário daqueles que pensam, dirigem e habitam a cidade. Torna-se o centro da agora moderna Curitiba, de acordo com padrões internacionais que regiam a cultura da época. Com o passar dos anos, a cidade passou por diversas modificações, como a modernização ocorrida através do plano Agache, plano diretor de urbanização da cidade nos anos 1950.

Em 2008, com mais uma reforma ocorrida no local, foram encontrados calçamentos arqueológicos, referentes ao século XIX, o que resultou em um processo de revitalização a esses achados. Desse modo, o trecho onde essas descobertas estão, recebeu cobertura de piso de vidro laminado, com uma iluminação especial instalada, para que a visualização desse importante patrimônio histórico também fosse possível durante à noite.



fonte: http://www.sppert.com.br/
                 Boletim Informativo Casa Romário Martins “Tiradentes, a Praça Verde da                               Igreja”. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 24, n.120, jul. 1997.